Navegação

domingo, 4 de março de 2012

A Traição

Acabei de ver um daqueles mini-filmes que a TVI anda agora a exibir e que por coincidência calhou mesmo bem para o assunto que quero debater com vocês, e que por acaso debati com a uma amiga ontem: a Traição.
Perguntava-lhe eu: "Eras capaz de perdoar uma traição?"
E a partir daí foi um desenrolar de opiniões e de diferentes tipos de traição. 
Na opinião dela, quando uma pessoa trai é porque não ama a pessoa com quem tem um relacionamento. Contestei, pois muitas vezes a traição pode ser apenas física, sem envolver sentimentos, e quando, por muito que uma pessoa tente negar, a tentação pode tornar-se irresistível, e não passar de isso mesmo, de uma traição física (carnal) e única. Ela esclarece-me que, quando uma pessoa ama outra, não pensa em mais nada e em mais ninguém a não ser aquela pessoa. E quando se deixa levar, por mais forte que seja a sua vontade de não cair no erro, é porque apenas gosta ou está apaixonada pela pessoa com quem tem o relacionamento, não amando.
Não necessariamente. Nós podemos cometer um erro e não deixando de amar a outra pessoa. Mas deixem-me antes ser clara num aspecto. O facto de dizer que há traições perdoáveis não significa que sou a favor das traições e que devemos andar aí a trair a torto-e-a-direito! Não, de todo! Sou completamente a favor da fidelidade entre os casais, e acho que acima de tudo eles devem se respeitar mutuamente e ao seu relacionamento. O meu ponto de vista é que, se por ventura do destino, simplesmente acontecer uma traição não planejada e  única, muitas vezes não significa que uma relação deva ser terminada. Obviamente, que cada caso é único e incomparável, não podendo por isso generalizar. Mas a verdade é que muitos casais, após uma traição superada, viram o seu relacionamento a renascer e a tornar-se muito mais vivo do que antes. 

E vocês? O que acham deste assunto tão complexo?

7 comentários:

  1. Também vi isso agora na TVI , mau demais a mãe e a filha =$
    Eu já fui traída e por muito que digamos que perdoamos e que enfrentamos ... Não da ... Nunca mais confias na pessoa e acaba por não resultar ...

    Fi *

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com a tua visão das coisas, mas também digo que é preciso ter muito estofo para perdoar...

    ResponderEliminar
  3. Neste assunto sou bastante inflexível. Para mim, uma traição, sob qualquer forma, é imperdoável. Claro que todos estamos expostos e podemos sentir essa tentação. Mas somos seres racionais, fazemos escolhas. E as escolhas das pessoas dizem-me muito sobre os sentimentos delas.

    ResponderEliminar
  4. A minha opinião depende de caso para caso mas uma coisa é certa, já estive nos dois lados da "coisa" e nenhum deles é bom (eu não cheguei a trair fisicamente mas fi-lo da pior maneira, psicologicamente). Perdoei e fui perdoada. Hoje arrependo-me de ter perdoado mas também não sei se, no lugar do namorado que eu "traí", o perdoaria. O amor superou tudo :)
    Mas é algo que nunca tenciono fazer na vida e que não quero que me voltem a fazer! Quando há amor e a relação está bem, não é preciso mais ninguém...

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que não conseguia perdoar uma traição:)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário :)